O N-Gage é um celular esperto como o próprio Nokia 7650, rodando sistema operacional Symbian como os seus irmãos mas com uma vocação de videogame. Segundo a Nokia e seus press releases inflados de otimismo, revolucionará o mercado de jogos por ser um videogame portátil conectado, sem fios ainda por cima. Mas onde eles exageram no otimismo eu vejo uma boa idéia mal executada. Basta UM argumento para derrubar o que milhões de dólares em marketing e promoção querem empurrar goela abaixo: O preço. R$1500, mais do que um Playstation 2, X-Box ou GameCube (e a depender da promoção, sobra dinheiro para comprar um celular...)
Como se não bastasse, o código de proteção dos jogos dele foi quebrado com praticamente 1 semana de lançado. Downloads de todos os jogos atuais já estão disponíveis na rede edonkey ou em sites de bittorrent.
No entanto, a Nokia parece não ligar muito para isso, e continua marketeando o bichinho, apesar de vendas minúsculas - na semana de lançamento na Inglaterra, mercado ávido de soluções móveis, ele levou uma surra de 30 para 1 do Gameboy Advance. Nos EUA, a situação não foi diferente: 5 mil unidades vendidas na primeira semana, o que para um mercado de 135 milhões de usuários em telefonia móvel não é nada. Pior ainda se compararmos as vendas em outubro dos 4 consoles "ativos":
No Brasil, a situação vai ser pior ainda. Coloque um bicho desse por 1500 contos no mercado mais 250 cada joguinho extra, e você tem uma bomba sem tamanho. Sites como o Submarino estão promovendo o NGage com tudo o que podem, botam animação em flash na tela principal e o escambau. MP3 player! Telefone celular! Jogos! Rádio FM!
Tudo isso pelo preço de um computador novo. Ou - de novo - mais caro do que qualquer outro console à venda. Mais caro do que o Zire 71 (que toca MP3, tem jogos muito bons e câmera digital). Mais caro que um HP iPaq 1915. Mais caro do que a grande maioria dos smartphones com câmera. Mais caro do que um celular de boa qualidade e um Gameboy Advance, JUNTOS.
Fora a posição desconfortável de falar, que gerou gozações como o site sidetalkin.com.
Não me entendam mal. Eu sou um entusiasta de informática e aparelhos. Mas esse bicho NÃO VAI FUNCIONAR a não ser que abaixe para pelo menos 999 reais. E olha que para vender razoavelmente bem, seria mais interessante talvez mandar um 799 com contrato de 1 ano, por exemplo. Ora, se a Oi me vende um Siemens M50 por 99 reais, ela pode subsidiar um NGage para clientes mais "gastosos".
...só que, ironia, os clientes que mais gastam celular geralmente são "adultos" e não ligam muito para videogames.
Que sinuca de bico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário