sexta-feira, setembro 5

Mini review - Zire 71

Na quarta-feira passada, chegou minha encomenda da Americanas.com - um Zire 71 que eu namorava já faz algum tempo, e finalmente pude fazer um upgrade do meu antigo m130. Como nunca vi reviews que respondessem às questões que usuários de verdade têem, decidi escrever o meu próprio. Cacete, eu lá quero saber se ele pesa 10 gramas a mais ou a menos que sei lá o quê? Vamos ao quesito mais realista: como ele se comporta, qual é a impressão de usar um. E resolvi o mistério da capa dele. É metal ou plástico? Leia e saberá.

Logo de cara, o pacote é GRANDE. Impressiona pelo tamanho. Ao invés da caixa de papelão que vinha com os modelos antigos (desde a série 3 até a série M), a Palm decidiu usar um blister de plástico. Jogada de marketing ou não (caixa transparente=compra por impulso), é mais complicado de abrir. Este que vos fala precisou de uma tesoura e bastante paciência. Uma vez aberta, a caixa está (parcialmente) arruinada, então os guardadores de tudo não vão gostar muito deste detalhe. Mas calma, fica melhor depois.

Como sou impaciente, liguei o bichinho logo de cara. Não sei se dei sorte, mas a bateria estava com uma meia-carga que deu pra matar a curiosidade inicial. Duas horas depois...

Ligo o Palm, e que bela surpresa. Bela no sentido estrito da coisa - a tela é maravilhosa. Sério, fica até difícil descrever. Ou melhor, pra mim fica fácil, mas nem todo mundo vai entender. Imagine que você usa óculos, e está sem eles. Fica tudo meio borrado, né? Agora coloque de volta os óculos. Pronto. Toda a minha vida de uso de Palm (desde 1998) eu estava sem óculos. Depois do Zire 71, mudou tudo. A tela é desse jeito. Não é apenas a melhor tela que a Palm já fez. É uma das melhores telas de cristal líquido que existem. Ponto. Inclua laptops nesse bolo. Tem muito Compaq Armada e Toshiba Satellite aí que vão ficar mal na fita.

Tentando uma comparação básica, estou disponibilizando fotos, claro.

Primeiro uma comparação básica de tamanho. Não repare na qualidade...


De cara, dois pontos positivos: a Palm diminuiu o tamanho do Zire, mas AUMENTANDO a área útil. Repare como a área do Grafitti 2 é bem maior. Dois coelhos com uma paulada só...

O bilotinho no meio é uma espécie de joystick, que os marketeiros chamaram de five-way navigator. Efetivamente, é um controle de quatro direções mais a opção de apertar o botão para selecionar. É bastante semelhante ao do Nokia 7650, e útil na navegação em geral, mas um pouco esquisito se for usar para jogos. O m130 tinha apenas dois botões para cima-para baixo, então de qualquer forma é uma melhora. Se você pressionar ele com o Zire desligado, ele vai para o relógio. Pessoalmente eu achei uma boa idéia no M1xx o reloginho, mas com ele você tinha a janela de plástico transparente na capa. O Zire 71 eu já acho meio dispensável, principalmente porque é relativamente fácil acionar essa função por acidente, o que acontece quase que 100% das vezes que você coloca ele na capa que recebe de brinde.

Epa. Capa??

Isso. Ninguém me avisou, mas ele vem com uma SENHORA capa de Neoprene com uma armação ao redor. BOA, Palm. Muito boa. Só faltou avisar os usuários :))) Voltando ao assunto: A capa é bem desenhada, fecha com velcro, protege. Não espere uma capa de couro irlandês com detalhes em ouro branco. Neoprene, bordas de elástico duro, armação em volta. Protege, e bem. A única parte que fica mais exposta é a de cima, nos cantos - mas eu julgo que seja porque a capa ainda está meio dura, à medida em que ela amolecer o Palm "desce" mais no interior dela. Resistente, sim. Cumpre a missão. Se quiser frescura, pague a mais :)

O design em si já é um neoclássico. Azul com prata, mantendo a tradição dos Palms criativos, ou seja, os desenhados para o público jovem ou jovem de coração :) A série Tungsten, por exemplo, já é mais sóbria, com cinza e preto predominando.

E o tal do fundo do Zire? Metal ou plástico???

Resposta: OS DOIS!

O fundo, que é o que você pega, é de metal. Mas entre o fundo e o próprio Palm existe uma camada interna de plástico (próximo ao botão da câmera), que deve ser para isolar as partes deslizantes. Por isso que muita gente fica se perguntando se é metal ou plástico. Espertos.

Voltando ao que mais me impressionou: a tela. Vou deixar as imagens falando por si só. Abaixo, 3 telas de cristal líquido: Zire 71, M130 e para comparação, o Nokia 7650, que tem uma boa tela também.

Nokia 7650


Palm M130


Zire 71


...e olhe que essas fotos ainda não fazem justiça.

(Continua)

Nenhum comentário: